Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial  /  Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

  1. O que significa a sigla VisPublica?
  2. VisPublica significa Visualização de Dados Públicos.

  3. O que é o VisPublica?
  4. A aplicação web VisPublica está inserida no contexto do projeto VisPublica e recebe o mesmo nome do projeto. O VisPublica foi elaborado pelo Centro de Apoio a Políticas de Governo (CAPGov) com a finalidade de investigar de que forma as técnicas de Visualização de Informação podem ser aplicadas para facilitar a transparência de dados públicos. A questão abordada é: quais técnicas são mais apropriadas para apoiar a tomada de decisão nos setores públicos e a comunicação com a sociedade? O objetivo é definir um conjunto regras que possam facilitar a escolha destas técnicas pelos diversos órgãos públicos.

  5. O que é Visualização de Informação?
  6. Visualização de Informação em inglês significa Information Visualization (InfoVis). O objetivo da InfoVis é transformar um conjunto de dados abstratos em representações gráficas e interativas de forma a facilitar o entendimento e a descoberta de novas informações.

  7. O que é o CAPGov?
  8. O Centro de Apoio a Políticas de Governo (CAPGov) é um dos laboratórios do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. O CAPGov foi criado com o objetivo de ser o principal interlocutor de organizações governamentais em pesquisa, desenvolvimento e implantação de soluções nos níveis estratégico, tático e operacional. Para saber mais sobre o CAPGov acesse: http://capgov.cos.ufrj.br

  9. Quem desenvolve o VisPublica?
  10. O VisPublica é desenvolvido pela equipe do CAPGov alocada em Itajubá-MG. O projeto é uma parceria entre o CAPGov (COPPE/UFRJ), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

  11. O que é a seção Catálogo?
  12. Na seção Catálogo é apresentado o resultado da análise da literatura e ferramentas de InfoVis. Essa análise tem sido realizada considerando dois critérios: as técnicas de visualização existentes e as tecnologias disponíveis para cada técnica analisada. As páginas do VisPublica referentes à documentação das técnicas possuem a seguinte estrutura: no início da página, são descritas a aplicação e as principais características da técnica apresentada, seguidas pelas instruções sobre como interagir com a visualização e pela lista de exemplos. No final da página, são apresentadas as especificações técnicas e o tutorial técnico.

  13. O que é a seção Crie seu Gráfico?
  14. O objetivo desta seção é permitir que o usuário utilize as técnicas e tecnologias analisadas para gerar visualizações de seus dados.

  15. Como faço para usar a seção Crie seu Gráfico?
  16. Acesse a página da seção Crie seu Gráfico (http://vispublica.gov.br/vispublica/publico/upload.jsp). Em seguida, escolha uma das técnicas apresentadas. Após selecionar a técnica, aparecerá duas opções para o usuário fazer upload dos dados. Escolha uma das opções e faça upload dos dados conforme as instruções da opção selecionada. Por fim, clique no botão 'Enviar' para criar o gráfico.

  17. O que é a Biblioteca VisPublica?
  18. A Biblioteca VisPublica é uma ferramenta desenvolvida em Java para converter arquivos XML em scripts de entrada. Os arquivos são convertidos para bibliotecas javascript capazes de gerar visualizações de dados em páginas web.

  19. O que é a ferramenta QlikView?
  20. A extensão da ferramenta QlikView permite o desenvolvimento de um plug-in desktop e web, utilizando os recursos disponíveis na ferramenta. Além disso, permite a criação de novas análises de dados com técnicas de visualização dinâmicas e personalizadas. Para mais informações sobre a ferramenta QlikView acesse http://www.qlikview.com/ Para realizar o download grátis da ferramenta QlikView, você deverá acessar o link (http://www.qlikview.com/us/explore/experience/free-download) e preencher um registro com alguns dados pessoais.

  21. O que é a extensão VisPublica para o QlikView?
  22. A extensão VisPublica é um plug-in desenvolvido com as tecnologias Javascript, JQuery e Raphael, permitindo a visualização de dados com técnicas disponíveis na aplicação web VisPublica. Na versão atual, o plug-in disponibiliza as seguintes técnicas: mapa SVG (Gráfico Vetorial Escalável) e as técnicas hierárquicas Hypertree, Sunburst e Treemap da tecnologia The JIT.

  23. O que são os painéis?
  24. Os painéis desenvolvidos pelo VisPublica têm a finalidade de apresentar visualizações de um mesmo conjunto de dados permitindo que o usuário manipule e inteprete os dados com o auxílio de mecanismos de interação. Na página Painéis (http://vispublica.gov.br/vispublica/publico/painel/paineis.jsp) estão disponíveis os painéis desenvolvidos pelo VisPublica, que são: Painel Educação, Painel SICONV e Painel Indicadores.

Acesso a Informação