Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial  /  Crie seu Gráfico  /  Colunas e Barras  /  Pirâmide Etária

Crie sua Visualização: Pirâmide Etária

Tecnologia: HighCharts

Instruções de uso:

A opção 1 permite que o usuário insira seus dados em uma tabela. A inserção dos dados na tabela deve seguir um padrão descrito a seguir.

A opção 2 possibilita que o usuário faça upload dos seus dados. O arquivo com os dados do usuário deve seguir um padrão descrito a seguir.

Opção 1: Upload de arquivo criado pelo usuário

Para os arquivos com extensão csv, xls e xlsx:

  • Linha 1: corresponde ao título que será apresentado no topo do gráfico.

  • Linha 2: contém os critérios pelos quais as barras que compõem a pirâmide serão segmentadas. Deverão ser inseridos a partir da coluna B. Por ser uma pirâmide etária, recomenda-se que nessa linha sejam especificadas as faixas etárias.

  • Linhas 3 e 4: na coluna A deve contér o critério de classificação dos dados da pirâmide. Por ser uma pirâmide etária, recomenda-se que nessa linha seja especificado, por exemplo, o sexo (Masculino ou Feminino), a partir da coluna B deve contér os dados que serão representados por cada barra da pirâmide.

Exemplo XLS Pirâmide EtáriaExemplo XLS Pirâmide Etária

Para o arquivo com extensão rtf:

As três primeiras linhas apresentam as configurações gerais do gráfico. Todas as linhas são obrigatórias:

  • Primeira linha: corresponde ao título que será apresentado no topo do gráfico;
  • Segunda linha: contém os critérios pelos quais as barras que compõem a pirâmide serão segmentadas. Os critérios devem ser apresentados entre ponto-e-vírgula. Por exemplo: 1;5;10;15;20. Por ser uma pirâmide etária, recomenda-se que nessa linha sejam especificadas as faixas etárias
  • Terceira e Quarta linhas: contém os dados da pirâmide etária. O primeiro dado apresentado na linha deve ser o nome da classe (por exemplo, sexo masculino ou feminino). A seguir são apresentados os dados. Exemplo: Masculino;30;40;50

Vale ressaltar que a quantidade de valores presentes na terceira e quarta linhas deverá ser igual à quantidade de critérios definidos na segunda linha do arquivo.

A visualização abaixo foi criada com o arquivo piramideEtaria.rtf. Clique no link piramideEtaria.rtf para acessar esse arquivo.

Confira também os exemplos para essa visualização com as extensões csv (exemploPiramideEtaria.csv), xls (exemploPiramideEtaria.xls) e xlsx (exemploPiramideEtaria.xlsx)

Após o upload do arquivo, clique em Enviar para criar o gráfico.

Opção 2: Incluir dados na tabela

Para que seja possível gerar a visualização através da tabela, a inserção dos dados deverá seguir os padrões detalhados abaixo.

Instruções para interagir com a visualização:

É possível personalizar a visualização retirando as categorias, isto é, clique em um item da legenda e observe que os dados referentes ao item clicado foram retirados do gráfico. Para retornar à visualização original clique novamente no item. Este procedimento pode ser realizado com todos os itens da legenda.

Exemplo:

Acesso a Informação