Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial  /  Catálogo  /  Multidimensional  /  Gráfico com Animação  / Google Visualization API

Tipo de Visualização: Gráfico com Animação (Motion Chart)

Tecnologia: Google Visualization API

O Gráfico com Animação (Motion Chart) é composto por três tipos de gráficos: de dispersão, de colunas e de linhas. Ao escolher o gráfico de dispersão ou de colunas, o usuário visualizará os dados de maneira dinâmica, ou seja, os dados estarão em movimento e será mostrada a tendência dos mesmos ao longo do tempo. Já o gráfico de linha mostra uma visualização estática dos dados.

Utilize o botão play para reproduzir a visualização dinâmica.

Para o gráfico de dispersão, o usuário tem a opção de definir a cor e o tamanho dos itens do gráfico e para os gráficos de colunas e linhas, o usuário define apenas a cor. Há também a opção de zoom para focalizar uma determinada área do gráfico. Para aumentar o zoom:

  1. Posicione o mouse na área do gráfico.
  2. Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e desenhe um retângulo sobre os itens que você deseja ampliar.
  3. Solte o botão esquerdo do mouse.
  4. No menu que aparecer, selecione Aumentar zoom.

Para diminuir o zoom: Clique no link Diminuir zoom acima do ícone de zoom no painel direito.

Outra opção é definir a velocidade de reprodução, ou seja, a visualização dos dados pode ser rápida ou lenta. Quando a opção trilhas estiver ativada, os itens do gráfico de dispersão que estiverem selecionados deixarão uma linha (trilha) no gráfico ao longo do tempo mostrando sua trajetória.

O usuário pode alterar a grandeza representada em cada eixo e também a escala do gráfico. As opções de escala são: linear e logarítmica. Na escala linear, a distância entre os traços dos eixos é constante. No exemplo abaixo, a distância entre os traços do eixo X é 10. Na escala logarítmica, os eixos são divididos em parte proporcionais aos valores dos logaritmos dos números na base 10.

Para selecionar um ou mais itens do gráfico, o usuário deve clicar nele(s) ou utilizar as opções do campo Selecionar. Com um ou mais itens selecionados o usuário tem a opção de alterar a opacidade dos demais itens, ou seja, é possível retirar os demais itens da visualização. Por exemplo, clique na bolha que está no topo do gráfico abaixo, observe que ao selecionar este item os demais itens do gráfico ficam com uma tonalidade mais fraca. Clique no ícone ferramenta (no canto inferior à direita) e utilize o controle deslizante para alterar a opacidade dos demais itens. Definindo, assim, a opacidade que melhor lhe agradar.

Exemplos:

O exemplo abaixo é referente ao número de Campi Avançados e o número de matrículas ofertadas nos Campi Avançados no ano de 2009. Para selecionar um dos gráficos (dispersão, colunas ou linhas), utilize as abas que estão na parte superior do gráfico. Altere a cor, tamanho dos itens do gráfico e os eixos X e Y para facilitar sua compreensão.

Atenção: O Gráfico com Animação é baseado em flash. Por favor, aguarde o carregamento da visualização.


Acesso a Informação